Inicio

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Emoção ou Razão?

A plenitude de Deus  e seus frutos:
        Carne x  Espirito     •  Emoção x Razão     Repousará sobre ele Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”  Isaias 11:2
A primeira pergunta  a se fazer é para você que  diz querer o Espírito Santo; Você deseja que o Espírito do Senhor repouse sobre você? Não é isso que você vem buscando,que o Espírito Santo venha estar em você? E  você que tem, ou diz ter o Espírito Santo,você não quer ter os frutos ? 
Essas perguntas parecem obvias, porém,  é necessário entender o verdadeiro significado deste versículo que está em Isaías. 
Espírito de Sabedoria: Este é um dom que nos permite discernir o melhor caminho a seguir. É adquirido através das experiências, quando usamos a nossa razão,a nossa cabeça.
Espírito de Entendimento: Razão, juízo, entendimento entre duas pessoas.
Espírito de Conselho: Razão e juízo  Pois para você ter a capacidade de aconselhar alguém ou a si mesmo é necessário que você tenha juízo,para julgar o certo do errado. Uma das características de Conselho: Juizo- Faculdade  intelectual de julgar. (Pensa comigo amiga, faculdade está relacionada a que?  A aprendizado , não é mesmo? A usar a cabeça, do contrario, se não usar a cabeça certamente tudo dará errado e será passada pra trás.)  
Espírito de Fortaleza: Solidez,  Virtude de não fraquejar. Pra você construir algo que seja firme,e resistente; é necessário que se use a cabeça,não no sentimento. A pessoa que usa de sentimentos e vive deles, não é forte. Não é resistente, não tem  a virtude de NÃO fraquejar,
Espírito de Conhecimento: Sensibilidade de ouvir a voz de Deus,conhecer a vontade de Deus, ter discernimento entre o certo e o errado, entre aquilo que agrada a Deus e o que não agrada. E só é possível discernir isto quando não usamos de sentimentos e agimos com a nossa razão, cabeça.

O Espirito de Temor
Características: Zelo, respeito; pra você respeitar você tem que ter o conhecimento da vontade de Deus, pra você ter este temor você tem que saber qual é a vontade, pra saber onde vai temer e onde não vai. 

Todas essas coisas se interligam, 
mas, onde estão os sentimentos no “repousar” do Espírito Santo?
Espírito do Senhor; Espírito de Sabedoria; Espírito de Entendimento; Espírito de Conselho; Espírito de Fortaleza; Espírito de Conhecimento; Espírito de Temor do Senhor. Em qual destas 7 virtudes do Espírito há envolvimento de emoção, coração ou alma?
Todas elas envolvem somente o intelecto, razão ou consciência. Aí está a diferença entre alma e espírito. Antes de Adão era pura (razão- fé-  e certeza) e depois (sentimento- passou a agir  de acordo com o que seus  olhos enxergava).
Há uma luta constante entre sentimentos X razão, como podemos observar em gálatas 5; 17: 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Mas se você voltar no  versículo anterior Paulo diz: “Andai no espírito – e jamais corresponda a expectativa dos prazeres da vossa carne. 
Que são conhecidas como: (Prostituição, impureza, luxuria, idolatria (amor exagerado) , feitiçaria (é crime, pois está violando a lei de Deus), inimizade (sentimento de ódio,ou agressividade com algo ou alguém), porfias (contendas) , ciumes (é um pesar→ relacionado com sentimento, coração), iras (paixão que  insita a agressividade ,ódio e inimizade) discórdias ( falta de entendimento,disputa, divergências de opnioes)  invejas (sentimento de cobiça, querer algo de alguém) bebedices, glutonarias,e coisas parecidas com estas (que usa de sentimentos- coração - , a qual, falta as virtudes e o Espirito do Senhor, o Senhor da Razão,conhecimento, conselho,acordo, temor) e os que praticam as obras do coração não herdaram o reino de Deus.
Frutos do Espirito Santo:
Amor: Deus acima de tudo (temor e reverencia),amar ao próximo como ama a ti mesmo (Zelo, pelo templo do Espírito Santo)
Alegria: Prazer por tê-lo em nós.
Paz: harmonia, tranqüilidade
Longanimidade: Qualidade de quem tem grandeza de animo, de quem aceita de modo firme  e corajoso as adversidades a favor de outrem. Paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos- é uma pessoa generosa.
Benignidade: Generoso, complacente (Procura agradar alguém , é uma pessoa que possui maneiras gentis , que age de forma amável.)
Bondade:  Fazer o bem , qualidade do que é bom, demonstração de afeto, carinho, ternura. Aquele que se curva a pressão.
Fidelidade: Lealdade → que honra seus compromissos com    retidão e responsabilidade , descencia e honestidade.
Mansidão:  sem pressa, tranqüilidade, desprovido de inquietação (O homem nascido da mulher vive breve tempo,cheio de inquietações. Nasce como a flor e murcha...Jó 14Este é aquele que nasceu da emoção, da carne, ele vive um tempo , 2 tempos e logo murcha. Pois não tem  um dos frutos da mansidão, paz, que  O faz confiar totalmente em Deus.
Domínio próprio: (Espirito de Fortaleza) É Resistente e tem segurança, tem o poder de controlar a si mesmo ou a qualquer situação. Tem controle de suas emoções,porque sabe discernir o coração entre a razão.
Mas se sois guiados pelo Espirito (Cabeça), não há uma lei ; ou seja , esses frutos são dados pela própria pessoa do Espirito Santo. Não é uma coisa regrada; pra uma pessoa nascida de Deus não é preciso regulamento,pois eles estão sobre elas, sem nenhuma “força”.
Os que são de Cristo Jesus crucificaram (é uma decisão pessoal) a carne (emoção) com suas paixões (pois ela possui a capacidade de alterar comportamento e pensamento) e os prazeres da carne.
Se nós habitamos no espírito,então, iremos caminhar rumo as coisas do espírito,mesmo que se leve tempo caminhando. Não é correndo, é andando. Pois andando usamos a cabeça, olhamos onde está o problema, onde está alguma pedra ou obstaculo, e é andando que recebemos as promessas de Deus, através da fé, que é movida pela razão. Compreendeu?
            #REFLITA:  A cabeça é o lugar onde temos o discernimento  e cuidado com nossas escolhas e principalmente nossa salvação. É onde paramos para refletir, onde falamos com Deus,onde temos prudência, onde temos  o equilíbrio, onde obtemos a nossa boa conduta e discrição a respeito de Jesus, onde recebemos uma direção, enfim, por isso Jesus disse que estando o corpo sem a cabeça, não seria um corpo, porque é a cabeça dirigente do corpo todo,e é por meio dela  que é anulado todo tipo de sentimento, que provém do coração. O contrario da cabeça, o coração é vuneravel e totalmente insensível a voz de Deus. 
                    Quer saber como agradar a Deus? VIVA PELA CABEÇA, não pela emoção! Seja parte dos que são inteligente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário