A plenitude de Deus e seus frutos:
Carne x Espirito • Emoção x Razão “ Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Isaias 11:2
Carne x Espirito • Emoção x Razão “ Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Isaias 11:2
A primeira pergunta a se fazer é para você que diz querer o Espírito Santo; Você deseja que o Espírito do Senhor repouse sobre você? Não é isso que você vem buscando,que o Espírito Santo venha estar em você? E você que tem, ou diz ter o Espírito Santo,você não quer ter os frutos ?
Essas perguntas parecem obvias, porém, é necessário entender o verdadeiro significado deste versículo que está em Isaías.
Espírito de Sabedoria: Este é um dom que nos permite discernir o melhor caminho a seguir. É adquirido através das experiências, quando usamos a nossa razão,a nossa cabeça.
Essas perguntas parecem obvias, porém, é necessário entender o verdadeiro significado deste versículo que está em Isaías.
Espírito de Sabedoria: Este é um dom que nos permite discernir o melhor caminho a seguir. É adquirido através das experiências, quando usamos a nossa razão,a nossa cabeça.
Espírito de Entendimento: Razão, juízo, entendimento entre duas pessoas.
Espírito de Conselho: Razão e juízo Pois para você ter a capacidade de aconselhar alguém ou a si mesmo é necessário que você tenha juízo,para julgar o certo do errado. Uma das características de Conselho: Juizo- Faculdade intelectual de julgar. (Pensa comigo amiga, faculdade está relacionada a que? A aprendizado , não é mesmo? A usar a cabeça, do contrario, se não usar a cabeça certamente tudo dará errado e será passada pra trás.)
Espírito de Fortaleza: Solidez, Virtude de não fraquejar. Pra você construir algo que seja firme,e resistente; é necessário que se use a cabeça,não no sentimento. A pessoa que usa de sentimentos e vive deles, não é forte. Não é resistente, não tem a virtude de NÃO fraquejar,
Espírito de Conhecimento: Sensibilidade de ouvir a voz de Deus,conhecer a vontade de Deus, ter discernimento entre o certo e o errado, entre aquilo que agrada a Deus e o que não agrada. E só é possível discernir isto quando não usamos de sentimentos e agimos com a nossa razão, cabeça.
O Espirito de Temor: Características: Zelo, respeito; pra você respeitar você tem que ter o conhecimento da vontade de Deus, pra você ter este temor você tem que saber qual é a vontade, pra saber onde vai temer e onde não vai.
Todas essas coisas se interligam, mas, onde estão os sentimentos no “repousar” do Espírito Santo?
O Espirito de Temor: Características: Zelo, respeito; pra você respeitar você tem que ter o conhecimento da vontade de Deus, pra você ter este temor você tem que saber qual é a vontade, pra saber onde vai temer e onde não vai.
Todas essas coisas se interligam, mas, onde estão os sentimentos no “repousar” do Espírito Santo?
Espírito do Senhor;
Espírito de Sabedoria;
Espírito de Entendimento;
Espírito de Conselho;
Espírito de Fortaleza;
Espírito de Conhecimento;
Espírito de Temor do Senhor. Em qual destas 7 virtudes do Espírito há envolvimento de emoção, coração ou alma?
Todas elas envolvem somente o intelecto, razão ou consciência.
Aí está a diferença entre alma e espírito. Antes de Adão era pura (razão- fé- e certeza) e depois (sentimento- passou a agir de acordo com o que seus olhos enxergava).
Há uma luta constante entre sentimentos X razão, como podemos observar em gálatas 5; 17: 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Mas se você voltar no versículo anterior Paulo diz: “Andai no espírito – e jamais corresponda a expectativa dos prazeres da vossa carne.
Que são conhecidas como: (Prostituição, impureza, luxuria, idolatria (amor exagerado) , feitiçaria (é crime, pois está violando a lei de Deus), inimizade (sentimento de ódio,ou agressividade com algo ou alguém), porfias (contendas) , ciumes (é um pesar→ relacionado com sentimento, coração), iras (paixão que insita a agressividade ,ódio e inimizade) discórdias ( falta de entendimento,disputa, divergências de opnioes) invejas (sentimento de cobiça, querer algo de alguém) bebedices, glutonarias,e coisas parecidas com estas (que usa de sentimentos- coração - , a qual, falta as virtudes e o Espirito do Senhor, o Senhor da Razão,conhecimento, conselho,acordo, temor) e os que praticam as obras do coração não herdaram o reino de Deus.
Que são conhecidas como: (Prostituição, impureza, luxuria, idolatria (amor exagerado) , feitiçaria (é crime, pois está violando a lei de Deus), inimizade (sentimento de ódio,ou agressividade com algo ou alguém), porfias (contendas) , ciumes (é um pesar→ relacionado com sentimento, coração), iras (paixão que insita a agressividade ,ódio e inimizade) discórdias ( falta de entendimento,disputa, divergências de opnioes) invejas (sentimento de cobiça, querer algo de alguém) bebedices, glutonarias,e coisas parecidas com estas (que usa de sentimentos- coração - , a qual, falta as virtudes e o Espirito do Senhor, o Senhor da Razão,conhecimento, conselho,acordo, temor) e os que praticam as obras do coração não herdaram o reino de Deus.
Frutos do Espirito Santo:
Amor: Deus acima de tudo (temor e reverencia),amar ao próximo como ama a ti mesmo (Zelo, pelo templo do Espírito Santo)
Alegria: Prazer por tê-lo em nós.
Paz: harmonia, tranqüilidade
Paz: harmonia, tranqüilidade
Longanimidade: Qualidade de quem tem grandeza de animo, de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de outrem. Paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos- é uma pessoa generosa.
Benignidade: Generoso, complacente (Procura agradar alguém , é uma pessoa que possui maneiras gentis , que age de forma amável.)
Bondade: Fazer o bem , qualidade do que é bom, demonstração de afeto, carinho, ternura. Aquele que se curva a pressão.
Fidelidade: Lealdade → que honra seus compromissos com retidão e responsabilidade , descencia e honestidade.
Mansidão: sem pressa, tranqüilidade, desprovido de inquietação (O homem nascido da mulher vive breve tempo,cheio de inquietações. Nasce como a flor e murcha...Jó 14) Este é aquele que nasceu da emoção, da carne, ele vive um tempo , 2 tempos e logo murcha. Pois não tem um dos frutos da mansidão, paz, que O faz confiar totalmente em Deus.
Domínio próprio: (Espirito de Fortaleza) É Resistente e tem segurança, tem o poder de controlar a si mesmo ou a qualquer situação. Tem controle de suas emoções,porque sabe discernir o coração entre a razão.
Mas se sois guiados pelo Espirito (Cabeça), não há uma lei ; ou seja , esses frutos são dados pela própria pessoa do Espirito Santo. Não é uma coisa regrada; pra uma pessoa nascida de Deus não é preciso regulamento,pois eles estão sobre elas, sem nenhuma “força”.
Os que são de Cristo Jesus crucificaram (é uma decisão pessoal) a carne (emoção) com suas paixões (pois ela possui a capacidade de alterar comportamento e pensamento) e os prazeres da carne.
Se nós habitamos no espírito,então, iremos caminhar rumo as coisas do espírito,mesmo que se leve tempo caminhando. Não é correndo, é andando. Pois andando usamos a cabeça, olhamos onde está o problema, onde está alguma pedra ou obstaculo, e é andando que recebemos as promessas de Deus, através da fé, que é movida pela razão. Compreendeu?
#REFLITA: A cabeça é o lugar onde temos o discernimento e cuidado com nossas escolhas e principalmente nossa salvação. É onde paramos para refletir, onde falamos com Deus,onde temos prudência, onde temos o equilíbrio, onde obtemos a nossa boa conduta e discrição a respeito de Jesus, onde recebemos uma direção, enfim, por isso Jesus disse que estando o corpo sem a cabeça, não seria um corpo, porque é a cabeça dirigente do corpo todo,e é por meio dela que é anulado todo tipo de sentimento, que provém do coração. O contrario da cabeça, o coração é vuneravel e totalmente insensível a voz de Deus.
Quer saber como agradar a Deus? VIVA PELA CABEÇA, não pela emoção! Seja parte dos que são inteligente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário